scroll

© 2012 Todos os direitos reservados
Nossa 
MARCA
O queijo Terra Nostra é produzido com o leite de vacas felizes: alimentam-se do fresco prado Açoriano e respiram o ar puro da ilha, ao ritmo da natureza.

Esta é a nossa origem. Conheça a marca n.º1 em Portugal!

MAIS DO QUE UMA MARCA

Propomos uma viagem aos Açores através do sabor, aquele que é puro como o ar que se respira nas ilhas. Uma viagem oferecida pelo mais saboroso filho da terra: o queijo flamengo Terra Nostra.


Terra Nostra simboliza os Açores, a terra que o viu nascer; honra o berço e expressa contemporaneidade. Acompanha a evolução dos tempos e transporta para cenários cosmopolitas a naturalidade da sua origem, todos os dias.

Cada fatia de queijo Terra Nostra é produzida a partir de 200ml de puro leite Açoriano. Tem um conjunto de benefícios únicos de sabor e riqueza nutricional que fazem parte da vida de metade dos lares portugueses, como uma escolha de confiança: 1,4 Milhões de lares portugueses consomem o nosso queijo. E que fazem dela a marca Nº1 de queijo em Portugal.

A cumplicidade e proximidade é um dos objectivos da marca, que tem como missão trazer a naturalidade dos Açores para casa nos nossos consumidores.

A marca Terra Nostra tem como pilares o respeito pela natureza, o orgulho na sua origem e a preservação de um saber antigo, hoje ao serviço da vida moderna. Destaca-se como a marca líder de queijo em Portugal, com uma quota de mercado de 16%no segmento do queijo flamengo e 84% de notoriedade.

Com os olhos postos no futuro e uma equipa dedicada, a marca investe em inovação e na satisfação dos seus consumidores, todos os dias!
 
 
1948/58
O NASCER DE UM SÍMBOLO AÇORIANO

Ribeira Grande (São Miguel, Açores) assiste à fabricação das primeiras bolas de queijo Terra Nostra, produzido pela Lacto Açoreana. O nome foi escolhido em homenagem ao parque Terra Nostra e à sociedade Terra Nostra criada no final do sec. XIX pelos ilustres dos Açores, com vista à promoção da região.
Os processos de fabrico evoluíram e o queijo Terra Nostra foi ganhando notoriedade não apenas pela riqueza de sabor que oferecia, mas também por ser produzido segundo uma política de crescimento sustentável que, à época, se traduzia em incentivos à lavoura local no que toca à recolha de leite que cresceu exponencialmente.

Com o passar do tempo, o queijo Terra Nostra alarga horizontes e ultrapassa barreiras geográficas, chegando a Portugal Continental e a outros destinos além fronteiras.

1973/80
OS TEMPOS DE MUDANÇA

A década de 70 foi um importante marco na vida do séc. XX.

Terra Nostra respondeu aos novos modelos da vida familiar, com novos formatos de queijo: primeiro a barra, mais fácil de cortar em fatias, e depois a bola partida em quartos e metades, pré-embaladas de fábrica.

1990
A COMUNICAÇÃO: UM SEGREDO BEM GUARDADO

Do campo para a televisão e da televisão para a casa dos consumidores!

É assim que Terra Nostra dá o seu primeiro grande salto na comunicação de massas, passando a fazer parte dos lares portugueses.

Segredo bem Guardado – no qual participava um homem açoriano, de sotaque micaelense inquestionável, manifestando que jamais revelariam o segredo da receita Terra Nostra, nem com ordem do Padre Cura – acabou por tornar-se uma emblemática campanha publicitária televisiva que ainda hoje ecoa na memória coletiva.

1994/96
A UNIÃO FAZ A FORÇA
Nesta altura já Terra Nostra pertencia a um grupo português líder do mercado de queijos, que em 1996 foi adquirido (51%) pela Fromageries Bel, uma multinacional francesa com forte posição no mercado de queijos a nível mundial.
1998
O LÍDER À FRENTE DO SEU TEMPO

Há 50 anos atrás, o tempo cronológico corria a um ritmo compassado. Às portas do século XXI, os acordes da vida quotidiana exigiam maior praticidade.

Atento, uma vez mais, às alterações do estilo de vida, Terra Nostra é o primeiro a lançar no mercado fatias pré-embaladas, subsegmento que hoje representa cerca de 50% do seu volume de vendas.

2000/03
O NOVO NOME, OS MESMOS PRINCÍPIOS
Fromageries BEL, S.A., detentor de 51% do grupo Lacto Ibérica S.A., adquire os restantes 49%.
O produtor do queijo Terra Nostra passa então a designar-se por Fromageries BEL Portugal, S.A.
2003/06
OS FILHOS BEM SUCEDIDOS DOS AÇORES JUNTOS EM PALCO

O que é que Terra Nostra e Pedro Pauleta têm em comum? Os Açores.

Uma marca, um nome, a mesma origem deu o mote a uma campanha publicitária em que o jogador de futebol, no auge da carreira, ‘dᒠa cara por uma marca conterrânea que, tal como Pauleta, se mantém fiel à sua essência.

Ambos souberam conquistar um lugar no mundo. Ambos venceram em mercados competitivos.

2004/06
OS NOVOS PARADIGMAS: A INOVAÇÃO

O mesmo sabor com menos 50% de gordura, eis a nova aposta da Terra Nostra em resposta às preocupações dos consumidores.

Aliando-se à celebração do Euro 2004 realizado em Portugal, toda a gama Terra Nostra se veste a rigor para o acontecimento, tendo sido criada uma embalagem dedicada para todos os seus produtos.

A celebração repete-se dois anos mais tarde, durante o Mundial de futebol de 2006.

2007
A EXPANSÃO SEM NUNCA PERDER AS REFERÊNCIA DA ORIGEM

Com o objetivo de dar resposta às exigências do consumidor e aos elevados padrões de qualidade da empresa, entra em laboração uma nova fábrica na Ribeira Grande (São Miguel – Açores). Um investimento superior a 28 milhões de euros, que vem dar resposta ao crescimento da marca.

A expansão fez-se acompanhar pela campanha Açores, na qual, uma vez mais, são estabelecidos fortes laços de pertença com a terra que viu Terra Nostra nascer: um queijo único, produzido num arquipélago ímpar.

2009
1ª ELEIÇÃO SUPERBRAND

Terra Nostra é eleita marca Superbrand, como prova do reconhecimento dos consumidores, que distinguem Terra Nostra como uma marca com uma proposta de valor e benefícios únicos, e que se reinventa para responder às exigências do mercado.

Uma marca forte e altamente diferenciadora que consegue estabelecer um relacionamento único com o consumidor.

2010
CONTINUAMENTE A SURPREENDER

À inconfundível marca Açoriana de queijo flamengo juntou-se ainda o novo Terra Nostra Gourmet, um queijo flamengo fatiado que alia prazer e praticidade. Com uma cura mais longa, uma sugestão de sabor intenso, especialmente dirigida a consumidores adultos e cosmopolitas que procuram nos alimentos uma experiência capaz de proporcionar um verdadeiro desafio aos sentidos.

Continuamente a surpreender os seus fãs, Terra Nostra lançou também o Terra Nostra Ralado. O primeiro queijo flamengo ralado de marca do mercado, uma aposta deliciosa, num formato mais prático, que garante o toque especial dos Açores em todos os cozinhados.

 

2011
O MERECIDO RECONHECIMENTO

A marca Terra Nostra é novamente reconhecida com o galardão Superbrand. Terra Nostra Gourmet foi também eleito Master da Distribuição na categoria de produtos lácteos.

2011 fica ainda marcado pelo avanço da marca com o projeto de restyling, com o objetivo de reforçar a comunicação dos seus valores: Açores, Goodness e Alive. Além da nova imagem, Terra Nostra lança também uma nova campanha publicitária, onde se destaca a vaca Hortênsia, a estrela da comunicação, que materializa os valores da marca, num tom divertido, próximo e emocional.

 

2013
TRÊS LACTICÍNIOS, UMA SÓ MARCA

Terra Nostra simboliza a pureza da terra que o viu nascer - os Açores. Os lacticínios Terra Nostra são produzidos com leite de vacas felizes, que pastam livremente e comem erva fresca regada pela chuva, respirando o ar fresco da ilha, ao ritmo da natureza. É por isso que Terra Nostra tem um sabor único, aliando nutrição e prazer, convidando à vivência e celebração diária da natureza.

Desde Julho de 2013 que a marca conta com mais um membro da sua família: Manteiga Terra Nostra, vindo completar o seu portfolio de oferta de Queijo e Leite. A sua proposta de valor é única e diferenciadora: sem corantes nem conservantes artificiais! Uma manteiga muito saborosa feita com natas de leite de vacas felizes, simplesmente batidas com sal.

 


Este é mais um passo na afirmação de Terra Nostra como uma marca de lacticínios e mais uma forma de os nossos consumidores saborearem todos os dias o melhor da natureza dos Açores.

 
 
2014
Dê mais Açores à sua vida
TV
2014
Dê mais Açores à sua vida
TV
2014
Dê mais Açores à sua vida
TV
2013
Manteiga Terra Nostra
TV
2011
Muuuuuito Saboroso
Mupi
TV
2010
Ralado
TV
2010
Novo ritual
Mupi
TV
2007
Natural dos Açores
Mupi
2007
Arquipélago
Outdoor
2005
Campo da bola
Mupi
1990
Padre Cura
TV