Vida Saudável
Os laticínios são alimentos extremamente valiosos para todos os dias e para todas as idades. Saiba tudo sobre o valor nutricional dos laticínios e a sua importância na alimentação.
18% da alimentação diária deve ser feita à base de laticínios
O queijo, o leite e o iogurte, além de outros derivados lácteos são lacticínios que estão juntos na mesma secção Roda dos Alimentos.

Os Laticínios são muito importantes nas diferentes fases da vida pois contêm micronutrientes como minerais e vitaminas, que contribuem para múltiplas e distintas funções vitais do organismo, sendo então considerados uma fonte essencial de vitaminas [A, B(1), B(2) e B(12)] e indispensáveis para se ter uma alimentação saudável.

A roda dos alimentos pretende mostrar como uma alimentação saudável deve ser:

  • completa – com alimentos de todos os grupos presentes todos os dias;
  • variada – com diferentes alimentos de cada grupo ao longo do dia;
  • equilibrada – respeitando a quantidade diária recomendada.

Voltando aos lacticínios, devemos ingerir entre 2 a 3 porções por dia (ou seja 18% dos alimentos do dia), dependendo do sexo, idade, atividade física, etc., sendo as 2 porções para crianças de idades entre 1 e 3 anos, até às 3 porções nos homens fisicamente ativos e rapazes adolescentes, que têm as necessidades energéticas maiores na nossa população.

Cada uma das 3 porções diárias necessárias para um adulto pode ser fornecida por duas fatias de queijo flamengo (40g), 250ml de leite, iogurte (um líquido ou 200g de colher), 50g de queijo fresco ou requeijão.

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Em que consiste uma alimentação saudável?
Para um estilo de vida saudável recomenda-se uma alimentação saudável!

Para um estilo de vida saudável recomenda-se uma alimentação completa, equilibrada e variada.

  • Completa: comer alimentos de cada um dos grupos da Roda dos Alimentos e beber água diariamente;
  • Equilibrada: comer maior quantidade de alimentos dos grupos alimentares de maior dimensão e vice-versa, de forma a ingerir o número de porções recomendado;
  • Variada: comer alimentos diferentes dentro de cada grupo diariamente e em diferentes épocas do ano.

De acordo com a Roda dos Alimentos, devemos consumir alimentos de todos os grupos de alimentos. Sendo que o número de porções depende de todos os grupos de alimentos. O número de porções depende das necessidades energéticas individuais. As crianças entre 1 a 3 anos devem guiar-se pelos limites inferiores e os homens ativos e os rapazes adolescentes pelos limites superiores; a restante população deve orientar-se pelos valores intermédios.

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Ideal para o Lanche
Estas refeições devem ser de fácil digestão, variadas e, no geral, mais pequenas que o pequeno-almoço.

Estas refeições devem ser de fácil digestão, variadas e, no geral, mais pequenas que o pequeno-almoço.

No entanto, o seu volume varia de acordo com a duração da manhã e da tarde e intensidade do esforço físico despendido.

Se o local de trabalho ou a escola dos seus filhos tiverem poucas opções saudáveis, prepare os lanches em casa. Envolva os seus filhos na preparação…É divertido, simples e rápido!

Um pão, de preferência escuro, seja de trigo ou de mistura, com uma fatia de queijo Terra Nostra, é uma opção saudável, que permite não diminuir a atenção, o rendimento e a capacidade para o trabalho e esforço escolar.

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Ideal para o Pequeno-almoço
Um bom pequeno-almoço ajuda na concentração, dá energia, ajuda a manter um peso saudável e um metabolismo igualmente saudável.
Um bom pequeno-almoço ajuda na concentração, dá energia, ajuda a manter um peso saudável e um metabolismo igualmente saudável.
Tomar o pequeno-almoço regula o apetite durante a manhã e durante todo o dia. O pequeno-almoço é uma refeição essencial que deve incluir fruta (inteira, batida ou em sumo), cereais e derivados (pão, tostas, biscoitos ou bolachas pouco ou nada doces, muesli, flocos de milho ou trigo, etc) e laticínios (leite, iogurte, queijo, requeijão). A associação simultânea de consumo de queijo com cereais, como é o caso do pão, é extremamente interessante, na medida em que estes, são a principal fonte de hidratos de carbono da nossa alimentação e os mais importantes fornecedores de energia para as atividades diárias.
Ingerir um pão com queijo fornece parte da energia necessária para começar bem o dia. A omissão do pequeno-almoço aumenta o número de horas de jejum noturno, o que poderá levar a petiscar durante a manhã (alimentos calóricos) e escolhas menos saudáveis ao almoço.
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O que é a Roda dos Alimentos?
A Roda dos Alimentos é uma imagem gráfica, que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária de cada um.

A Roda dos Alimentos é uma imagem gráfica, que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária de cada um.

É composta por 7 grupos de alimentos, sendo que nem todos os grupos têm o mesmo peso na alimentação diária. 18% da alimentação diária deve ser feita à base de Lacticínios.

Aliada à alimentação deve vir a prática de atividade física moderada e regular, que é essencial para a obtenção de um peso corporal saudável. Um exemplo de atividade física moderada pode ser um simples passeio a pé com duração de pelo menos 30 minutos, realizado diariamente.

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