O nascer de um símbolo açoriano
Ribeira Grande (São Miguel, Açores) assiste à fabricação das primeiras bolas de queijo Terra Nostra, produzidas pela Lacto Açoreana. O nome foi escolhido em homenagem ao parque Terra Nostra e à sociedade Terra Nostra criada no final do sec. XIX pelos ilustres dos Açores, com vista à promoção da região.
Os processos de fabrico evoluíram e o queijo Terra Nostra foi ganhando notoriedade não apenas pela riqueza de sabor que oferecia, mas também por ser produzido segundo uma política de crescimento sustentável que, à época, se traduzia em incentivos à lavoura local no que toca à recolha de leite de vaca que cresceu exponencialmente.
Com o passar do tempo, o queijo Terra Nostra alarga horizontes e ultrapassa barreiras geográficas, chegando a Portugal Continental e a outros destinos além fronteiras.
Os tempos de mudança
A década de 70 foi um importante marco na vida do séc. XX..
A Marca Terra Nostra respondeu aos novos modelos da vida familiar, com novos formatos de queijo: primeiro o queijo em barra, mais fácil de cortar em fatias, e depois a bola de queijo partida em quartos e metades, pré-embaladas de fábrica.
A Comunicação: um segredo bem guardado
Do campo para a televisão e da televisão para a casa dos consumidores!
É assim que a Marca Terra Nostra dá o seu primeiro grande salto na comunicação de massas, passando a fazer parte dos lares portugueses.
Um segredo bem guardado, no qual participava um homem açoriano, de sotaque micaelense inquestionável, manifestando que jamais revelaria o segredo da receita do queijo Terra Nostra, nem com ordem do Padre Cura – acabou por tornar-se uma emblemática campanha publicitária televisiva que ainda hoje ecoa na memória coletiva.
O líder à frente do seu tempo
Do campo para a televisão e da televisão para a casa dos consumidores!
É assim que a Marca Terra Nostra dá o seu primeiro grande salto na comunicação de massas, passando a fazer parte dos lares portugueses.
Um segredo bem guardado, no qual participava um homem açoriano, de sotaque micaelense inquestionável, manifestando que jamais revelaria o segredo da receita do queijo Terra Nostra, nem com ordem do Padre Cura – acabou por tornar-se uma emblemática campanha publicitária televisiva que ainda hoje ecoa na memória coletiva.
Os filhos dos Açores
Juntos em palco
O que é que a marca Terra Nostra e Pedro Pauleta têm em comum? Os Açores.
Uma marca, um nome, a mesma origem deu o mote a uma campanha publicitária em que o jogador de futebol, no auge da carreira, ‘dá’ a cara por uma marca conterrânea que, tal como Pauleta, se mantém fiel à sua essência.
Ambos souberam conquistar um lugar no mundo. Ambos venceram em mercados competitivos.
A expansão sem nunca perder as referências da origem
Com o objetivo de dar resposta às exigências do consumidor e aos elevados padrões de qualidade da empresa, entra em laboração uma nova fábrica na Ribeira Grande (São Miguel – Açores). Um investimento superior a 28 milhões de euros, que vem dar resposta ao crescimento da marca.
A expansão fez-se acompanhar pela campanha Açores, na qual, uma vez mais, são estabelecidos fortes laços de pertença com a terra que viu Terra Nostra nascer: um queijo único, produzido num arquipélago ímpar.
Continuamente a surpreender
À inconfundível marca Açoriana de queijo flamengo juntou-se ainda o novo Terra Nostra Gourmet, um queijo flamengo fatiado que alia prazer e praticidade. Com uma cura mais longa, uma sugestão de sabor intenso, especialmente dirigida a consumidores adultos e cosmopolitas que procuram nos alimentos uma experiência capaz de proporcionar um verdadeiro desafio aos sentidos.
Continuamente a surpreender os seus fãs, a Terra Nostra lançou também o queijo ralado Terra Nostra. O primeiro queijo flamengo ralado de marca do mercado, uma aposta deliciosa, num formato mais prático, que garante o toque especial dos Açores em todos os cozinhados.
A Manteiga: apenas natas batidas com sal
A paixão pela inovação faz a Terra Nostra dar mais um passo importante na afirmação como marca de laticínios. 2013 é o ano de lançamento da Manteiga Terra Nostra. Uma manteiga feita apenas de natas de leite de vacas felizes simplesmente batidas com sal… nada mais. Com um sabor único e uma cor naturalmente mais amarela, a manteiga Terra Nostra começou a surpreender os portugueses.
O Primeiro Leite de Pastagem Terra Nostra
Ano histórico para a marca Terra Nostra com o lançamento de um novo conceito de leite de vaca: Leite de Pastagem Terra Nostra. Um Leite Puro e Rico de vacas felizes que vivem ao ar livre e comem erva fresca 365 dias por ano.
O Leite de Pastagem Terra Nostra é exclusivo de produtores de leite certificados do Programa Leite de Vacas Felizes. Um leite que orgulha a marca e é a mais pura expressão da sua missão: Fazer o Bem, bem feito.